ano 2010

ano 2010

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Freguesia de São Miguel do Rio Torto

São Miguel do Rio Torto é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 52,25 km² de área, 3 422 habitantes (2001) e com densidade populacional de 65,5 hab/km².

Além de São Miguel do Rio Torto, pertencem ainda à freguesia as seguintes localidades: Arreciadas, Arrifana, Cabrito, Carvalhal, Lameiras, Maiorga, Maria da Lança, Salvadorinho, São Macário, Vale Cortiças e Bicas.
A freguesia de São Miguel do Rio Torto localiza-se na zona ocidental do concelho, a sul do Tejo. Tem como vizinhos as freguesias de São Vicente e São João a norte, Rossio ao Sul do Tejo a nordeste, o Pego e São Facundo a leste, Bemposta a sul e sueste e Tramagal a noroeste e o concelho de Constância a oeste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com as duas freguesias da cidade de Abrantes.
É a 4ª freguesia do concelho em área e também em população, e a 8ª em densidade demográfica.

Venha visitar-nos e faça o percurso sugerido no sítio da CMA.

Percurso
Ao entrar nesta freguesia visite a Capela de São Miguel, com as interessantes esculturas do século XVI da Santíssima Trindade e de São Miguel "trajado à moda do meado do século, com gibão de mangas golpeadas, meias calças". Ao sair da capela, subindo, encontra uma escola do lado direito. Pare para observar a paisagem sobre o Vale do Rio Torto. Ao entrar no centro da freguesia é possível observar casas com arquitectura característica: casas térreas, pequenas, com uma ou duas janelas, portas com postigos que permitem a entrada de alguma claridade, fachadas caiadas e tiras em amarelo ou azul junto às portas e às janelas, pia ou poial no lado exterior para o convívio entre a população, entradas decoradas com baús e cantareiras (louceiros). Na parte mais antiga de São Miguel do Rio Torto foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a qual tem no seu interior uma bela escultura em jaspe do século XIX. O Fortim do Caneiro situa-se a 134 metros de altitude e foi um reduto militar do século XIX, que fazia parte da praça-forte de Abrantes. Deste local é possível admirar uma bela paisagem sobre o rio Tejo e a freguesia do Rossio ao Sul do Tejo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A pessoa ou pessoas que escreveram esta notícia pouco ou nada sabem da história de S. Miguel.
Uma "mentira" várias vezes repetida passa a ser uma verdade, por isso não poderia ficar calado ao ler tantas asneiras duma só vez.

Joaquim Lopes (ex-presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel)